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Medidas de Saúde, Higiene e Segurança

A Organização Mundial de Saúde declarou o Coronavírus agente causal da COVID-19, como emergência de saúde pública de âmbito internacional. Para evitar riscos e infeções, assegurando a existência de um protocolo interno que define os procedimentos de prevenção, controlo e vigilância necessários, o Hotel Roma declara cumprir os requisitos definidos pelo Turismo de Portugal, de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde, que permitem considerá-lo um Estabelecimento SAUDÁVEL & SEGURO.

Para além das medidas obrigatórias implementadas pelo governo, o Hotel Roma desenvolveu medidas extra a pensar nos seus hóspedes.

 

Descubra quais são AQUI!

 

Formação a todos os colaboradores

 

Todos os Colaboradores do Hotel Roma, receberam formação especifica sobre:

 

  • O protocolo interno do hotel relativo à ação contra o COVID-19.
  • Como cumprir todas as regras necessárias para a prevenção e controlo de infeção incluindo os procedimentos a adotar:

     

Higienização das mãos:  Higienização das mãos:  lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante que tenha pelo menos 70% de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até as mesmas ficarem secas.

Etiqueta respiratória: Etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou para um lenço de papel, que depois deverá ser imediatamente deitado no lixo; Higienizar as mãos sempre, após tossir ou espirrar e depois de se assoar; Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos.

Conduta social: alterar a frequência e a forma de contacto entre os trabalhadores e entre estes e os clientes, evitando (quando possível) o contacto próximo, apertos de mão, beijos, postos de trabalho partilhados, reuniões presenciais e partilha de comida, utensílios, copos e toalhas.

Como cumprir a automonitorização diária para avaliação da febre (medir a temperatura corporal e registar o valor e a hora da sua medição), verificação de sintomas como tosse ou dificuldade em respirar.

Como cumprir as orientações da Direção Geral de Saúde para limpeza de superfícies e tratamento de roupa nos estabelecimentos.

 

Informação a todos os clientes

​O Hotel Roma disponibiliza o protocolo interno relativo à ação contra o COVID-19, a todos os hóspedes que pretendam consultá-lo.

 

O estabelecimento possui

 

  • Equipamentos de proteção individual, em número suficiente, para todos os trabalhadores.
  • Equipamento de proteção individual disponível para clientes, de acordo com a capacidade máxima do estabelecimento.
  • Stock de materiais de limpeza, de uso único, incluindo toalhetes de limpeza humedecidos em desinfetante, lixívia ou álcool a 70%.
  • Dispensadores de solução antissética de base alcoólica ou de solução à base de álcool. Os mesmos encontram-se acessíveis, em todos os pisos do hotel, junto dos pontos de entrada / saída de cada área, como por exemplo restaurantes, Wine bar, salas de reuniões, elevadores e instalações sanitárias comuns.
  • Contentor de resíduos com abertura não manual e saco plástico.
  • Local para isolar pessoas que possam ser consideradas como casos suspeitos ou casos confirmados de COVID-19.  Esse local terá ventilação natural ou sistema de ventilação mecânica, revestimentos lisos e laváveis, casa de banho, stock de materiais de limpeza, máscaras cirúrgicas e luvas descartáveis, termómetro, contentor de resíduos autónomo, sacos de resíduos, sacos de recolha de roupa usada, kit com água e alguns alimentos não perecíveis.
  • Equipamentos com produtos de lavagem e secagem de mãos, como sabão líquido e toalhetes de papel.

 

O estabelecimento assegura

 

  • Lavagem e desinfeção frequente das superfícies onde clientes e colaboradores circulam, de acordo com o protocolo interno. Garantindo assim o controlo e a prevenção de infeções e a propagação do vírus.
  • Limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum (incluindo balcões, interruptores de luz e de elevadores, maçanetas, puxadores de armários).
  • A limpeza húmida, em detrimento da limpeza a seco e do uso de aspirador de pó.
  • A renovação de ar das salas e espaços fechados regular.
  • O reforço da higienização dos utensílios, equipamentos e superfícies, nas zonas de restauração e bebidas. Evitando ao máximo a manipulação direta dos alimentos por clientes e colaboradores.

 

O protocolo de limpeza e higienização garante

 

  • A definição de cuidados específicos para troca da roupa de cama e limpeza nos quartos, privilegiando dois tempos de intervenção espaçados e proteção adequada, conforme estabelecido no protocolo interno.
  • A remoção da roupa de cama e atoalhados sem os agitar ou sacudir, enrolando-os no sentido de fora para dentro, sem encostar ao corpo e transportando-os diretamente para o local adequado para a sua correta desinfeção.
  • A lavagem da roupa de cama, atoalhados e fardas dos colaboradores em separado e a elevadas temperaturas (cerca de 60ºC).

 

A operação do Hotel Roma assegura
 

  • Que existe sempre ao serviço um colaborador responsável por acionar os procedimentos em caso de suspeita de infeção (acompanhar a pessoa com sintomas ao espaço de isolamento, prestar-lhe a assistência necessária e contactar o serviço nacional de saúde).
  • A descontaminação da área de isolamento sempre que haja casos positivos de infeção e reforço da limpeza e desinfeção sempre que haja doentes suspeitos de infeção, principalmente nas superfícies frequentemente manuseadas e mais utilizadas pelo mesmo, conforme indicações da DGS.
  • O armazenamento dos resíduos produzidos pelos casos suspeitos ou confirmados de infeção em sacos de plástico que, após fechados (ex. com abraçadeira), serão segregados e enviados para operadores licenciados para a gestão de resíduos hospitalares com risco biológico.